Viveiro de Mudas - Arvores Nativas e Arvores Frutiferas

Vendemos Jabuticabeiras em Vasos
Nossa Jabuticabeiras são produzidas em nosso
Viveiro de Mudas Floresta em Tupã - São Paulo
Endereço:
Estrada Parnaso São Martinho-Tupã-Sp

Viveiro de Mudas - Arvores Nativas e Arvores Frutiferas

Nossa Jabuticabeiras são produzidas em nosso
Viveiro de Mudas Floresta em Tupã - São Paulo

Enviamos Jabuticabeiras para qualquer local do Brasil

Fone : 014 3441 3501

florestamudas@gmail.com

domingo, 15 de setembro de 2013

Jabuticabeira no Vaso Globo Rural

Reportagem do Globo Rural sobre Jabuticabeiras no Vaso

Como é possível salvar um pé de jabuticaba, plantado em um vaso, atacado por um tipo de fungo que parece um caramujinho?

por Silvia Regina, Campinas (SP)
Pode tratar-se de problema causado por cochonilhas. Existem relatos do ataque de duas espécies, uma delas a Capulinia jaboticabae, que é mais comum e prejudicial e ataca ramos, troncos e raízes. A fêmea é de coloração amarelada, recoberta por uma secreção pulverulenta branca. A outra espécie é a Ceroplastes janairensis, conhecida como cochonilha-de-cera. A fêmea adulta apresenta o corpo revestido com uma cera dura e de cor branca. Em ambos os casos, o controle não é difícil, mas não se recomenda o uso de inseticidas, porque a planta está em um vaso e, provavelmente, ao alcance de crianças e de animais de estimação. Caso seja um ataque de pequenas proporções, pode ser feita uma poda de limpeza. Retire os ramos mais finos atacados e/ou lave o tronco com auxílio de uma bucha velha, utilizando apenas água e sabão ou detergente – ou ainda vinagre. No caso de alta infestação, uma opção é pulverizar a região atacada com uma calda feita com sabão e fumo. Se ainda for necessário, pode-se misturar à solução um pouco de óleo mineral emulsionável, que ficará aderido às pragas e aos ramos, causando morte por asfixia.

CONSULTORES: EDUARDO SUGUINO e TEREZINHA MONTEIRO DOS SANTOS-CIVIDANES, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esuguino@apta.sp.gov.br  e terezinha@apta.sp.gov.br  

Um comentário: